Blog

O Guia Vila do Grão Hortimercado com as melhores carnes para o churrasco

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Como dizem, o bom churrasco é uma arte, e as tintas são as carnes que vão dar cor e sabor ao evento. Então confira a nossa seleção e dicas!

O churrasco está entre os principais eventos de reunião de todos os brasileiros. É para comemoração, celebração ou apenas a melhor forma de aproveitar o fim de semana com parentes e amigos.

Acompanhamentos, cerveja gelada, caipirinha e outros drinks e claro, carne na brasa. Afinal, a carne é a estrela principal de qualquer churrasco, certo? Mas qual… Ou melhor, quais?

Os especialistas do Vila do Grão Hortimercado, pensando em te ajudar a sanar essa dúvida, prepararam uma seleção com as carnes ideais para um bom churrasco e com dicas para o seu preparo. Confira:

Na prática, toda carne pode ir pra brasa

 

É verdade que você pode preparar praticamente qualquer carne bovina na brasa (as outras também, além dos peixes), no entanto, existem certos cortes que são mais indicados por uma série de fatores diretamente ligados à experiência do churrasco em si.

Por exemplo, carnes mais duras não são exatamente as melhores quando você quer tirar nacos e comer com a mão mesmo, sem precisa de talheres, do mesmo modo que carnes que você não consegue cortar facilmente com os dentes.

Outras, por sua vez, levam mais tempo para ficarem no ponto certo e, quando a ideia é algo mais rápido, não são as mais indicadas.

As melhores carnes para um bom churrasco

 

Carnes Bovinas

 

O contrafilé é uma boa pedida, uma carne suculenta, com uma boa quantidade de gordura e muito fácil de se atingir o ponto, que fica pronta bem rápido. Além do excelente custo-benefício.

Bem perto do contrafilé, encontramos o bife de chorizo, que tem uma textura especial e muito sabor, é uma carne com aquela característica capinha de gordura, pedindo pra ser derretida na brasa. Uma pedida perfeita para quem quer um churrasco com carnes suculentas.

A fraldinha é uma opção com menos gordura, ideal para quem quer uma dieta mais saudável, e mesmo assim, é uma carne bastante macia e saborosa e também bem rápida para ficar no ponto certo.

A maminha, é uma das melhores carnes para se fazer um churrasco. Sua concentração de gordura resulta em um corte suculento e macio, o segredo: corte as tiras no sentido oposto das fibras.

Já a picanha é o sucesso em qualquer churrasco. Uma carne macia e suculenta e com a sua capa de gordura que garante um sabor muito característico. Seu tempero é simples e eficiente: sal grosso (mas você pode usar pimenta do reino, alho ou sal de parrilla) e seu preparo consiste em selar a carne antes de seguir com o cozimento e depois ir tirando as fatias de carne. Não é um sucesso à toa.

 

Já baixou o app Vila do Grão Hortimercado? Ofertas exclusivas, promoções e mais!
Baixe aqui para Android e aqui para iOS!  

Carnes Suínas

 

A carne de porco também é uma boa pedida para o churrasco e não estamos falando só da linguiça suína. Ainda que elas precisem de certos cuidados em sua preparação, principalmente no tempo de cozimento, os cortes suínos são uma ótima pedida para um churrasco variado.

Assim, você pode preparar o lombo suíno na brasa. Uma carne macia e bem suculenta, com baixo índice de gordura e sem osso. Uma vez cortado em tirinhas, essa opção é sinônimo de sucesso.

O pernil também pode ser uma opção para o churrasco, no entanto é preciso atenção ao seu preparo e o tempo para que possa ser consumido. O pernil é um corte magro, com fibras longas, com sabor destacado, ótima pedida para ser servido em tiras ou em sanduíches. 

E é claro que a rainha do churrasco, também está presente em um corte suíno. A picanha suína é macia e suculenta e com sabor leve, sua capa de gordura, quando derretida no calor da brasa, dá ainda mais sabor ao seu churrasco.

 

Carnes Ovinas

 

Para mais variedade – e sabor – ao seu churrasco, os cortes dos ovinos (carne de cordeiro, cabras, ovelhas) são uma ótima pedida para uma carne mais leve.

O entrecot (que também pode ser chamado de filé de costela) é uma carne com muito sabor e de fácil preparo (sal e pimenta do reino já está ótimo, mas claro, o tempero é a gosto), a dica é deixar a formação de uma crosta crocante por fora enquanto a parte interna continua macia, dando uma textura e sabor únicos para o corte.

Para um churrasco especial, quando você decide tirar um tempo para tal, a paleta é uma ótima pedida. Um corte que preserva o osso e com uma capa espessa de gordura, esse corte demanda tempo para ser preparado (horas na verdade) mas vale muito a pena, devido o seu sabor e maciez;

O Carré, um corte francês (ou French Rack), vem das últimas 8 costeletas do cordeiro, possui uma capa de gordura mais fina, que preserva o osso, o que resulta em um sabor bastante característico, é uma carne leve e suculenta que combina com diversos molhos como, por exemplo, o de hortelã.

O tradicional T-Bone, que leva esse nome por conta do formato do osso (“bone”, em inglês) em “T”, é uma excelente pedida para o churrasco. O corte aproveita as melhores partes do filé mignon ovino e a sua gordura garante grande suculência. A dica é selar a carne no fogo calor elevado e depois deixá-la mais distante da brasa, recebendo calor indireto, apoiada pelo osso, para se chegar ao ponto ideal. 

 

Aves

 

E é claro que o frango é uma boa pedida no churrasco. O coração de galinha é sempre uma boa opção, bem como as asinhas, sobrecoxa, coxa e peito. É importante destacar, no entanto, que as aves precisam um certo tempo para assimilar o tempero, por isso é bom deixar os cortes marinando por algumas horas.

Um bom churrasco é o seu churrasco

 

Sim! O peixe pode ir na brasa e fica ótimo, você pode preparar de um tudo na grelha. O abacaxi na brasa fica muito bom, o clássico pão de alho, batata, cebola, e muito mais. O importante é focar naquilo que você e as pessoas que estão participando gostam. 

E para deixar tudo ainda melhor, confira essas dicas bônus.

  • Calcule o churrasco – Para que não falte, é sempre bom calcular o que vai ser preciso no seu churrasco. Um adulto, nessa ocasião, consome uma média de 400g de carne, uma criança de aproximadamente 10 anos, cerca de 200g. Para uma lista mais certeira, você pode usar sites ou apps de cálculo de cerveja e claro, quem conhece a sua turma churrasqueira é você.
  • A temperatura da brasa – O ideal não é usar o fogo em si para preparar todas as suas carnes, mas o calor da brasa. A temperatura ideal para os preparos é de 100º, caso você não tenha um termômetro para verificar a temperatura, use a técnica de deixar a mão, cerca de 15cm de distância da brasa, se a essa distância você conseguir manter a mão por 5 segundos, a temperatura está ideal. 
  • O carvão conta e muito – Um bom carvão mantém a brasa por mais tempo, não tem cheiro forte e não causa fumaça (lembre-se, a fumaça do churrasco se dá pela contato da gordura com o calor intenso). Um carvão de qualidade é, inclusive, bom para a sua saúde, já que marcas mais baratas, podem soltar resíduos tóxicos que você acaba consumindo junto com a carne. Dê preferência para os carvões de eucalipto. 
  • O descanso da carne – não é o mais indicado já consumir a carne assim que ela sai da brasa, deixar os cortes longe do fogo por um tempo permite que os sucos da carne (contidos em suas fibras) se espalhem garantindo mais suculência. 

 

Já passou na seção de carnes do Vila do Grão?

 

Nosso açougue tem os melhores cortes de aves, bovinos, suínos e ovinos tanto para um churrasco ideal como para qualquer outro preparo. Venha conhecer e aproveite!

 

Até a próxima!

Abrir Whatsapp
Olá vamos fazer um pedido?
Olá!
Podemos ajudar?