Com os dias cada vez mais corridos, a enxurrada de informações (algumas falsas, outras maldosas), a rotina do trabalho e, pelo menos 2 anos de pandemia global que levantaram debates que parecem roteiro de um filme ruim, nosso cérebro acaba por ter que lidar com muitas coisas e não é surpresa que ele se “canse”.
Burnout, ansiedade, estresse e outros sintomas severos, colocaram o foco e o cuidado com a saúde mental em destaque e cada vez mais é preciso mesmo atenção a essa área da nossa saúde uma vez que a máxima é verdadeira: “mente sã, corpo são”.
Basicamente, o estresse e alguns outros sintomas relacionados à saúde da nossa mente, têm como sintomas a inflamação celular e todos os nossos órgãos, como você sabe, são compostos por células, o que inclui o nosso sistema nervoso central.
Acontece que alguns alimentos impactam de maneira negativa o processo inflamatório, tornando-o mais severo ou mais persistente, de modo que alguns sintomas possam se desenvolver como:
– A inflamação em si – muito relacionada à ansiedade e depressão;
– Estresse Oxidativo – Causado pelo excesso de radicais livres (já falamos sobre eles aqui), que causa cansaço, desequilíbrio emocional, ansiedade e dores de cabeça;
– Alteração na microbiota intestinal – O intestino desregulado absorve moléculas que deveria eliminar, inflamando as células e diminuindo a eficiência dos neurotransmissores. Além de o intestino atuar na sintetização da serotonina que age no cérebro para melhorar sintomas de depressão e ansiedade.
A relação entre saúde mental e alimentação é tão importante que os médicos e pesquisadores criaram o campo da “psiquiatria nutricional”, onde o objeto de estudo é o impacto da alimentação na nossa saúde mental.
Aqui cabe uma separação sobre a nossa saúde mental a longo prazo, e a sensação de bem-estar que certos alimentos proporcionam.
Isso porque certos alimentos, como os industrializados, os ultraprocessados e os doces podem despertar em nosso organismo picos de bem estar, mas não estão necessariamente atuando de maneira positiva em nossa saúde mental, muito pelo contrário.
Por isso é preciso diferenciar que o cuidado com a saúde mental e a sua manutenção é um processo contínuo e não o tratamento paliativo. Existem pessoas que, em quadros de ansiedade, se alimentam mal, mas obtêm prazer e alívio dos seus sintomas, mas de forma passageira.
Caso você esteja passando por situações como essa, procure sempre por profissionais especialistas.
E por último, você pode não precisar de dietas restritivas ou coisas assim, só atenção nos excessos e na busca pelo equilíbrio.
Hey! Sabia que o Vila do Grão Hortimercado tem um app exclusivo? Baixe agora grátis e tenha acesso a ofertas exclusivas!
É só clicar aqui para baixar no Android e aqui para o download no iOS!
A lista de alimentos que ajudam o nosso bem-estar é bem variada e, certamente, você vai encontrar aquilo que agrada o seu paladar, porque saúde e bem estar não estão obrigatoriamente relacionados ao sabor amargo dos remédios, e nem deveriam.
Então, se a sua dieta tem:
Alimentos ricos em ácido fólico
Contidos nos cereais integrais, cogumelos, frutas como o abacate, manga, laranja, banana, tomate e melão e nos ovos;
Fontes de vitamina D, B1 e B12
Presentes nos peixes como o atum, a truta e o salmão;
Ácidos graxos essenciais
Como os que estão nos óleos vegetais, no azeite de oliva e no óleo de canola e também nas oleaginosas como as nozes, amêndoas e castanhas;
Minerais como o manganês, cobre e zinco
Presentes no cacau em pó, na farinha de soja, a gema do ovo, frutas secas, frutos do mar e folhas verdes;
E vitaminas B3 e B6
Presentes na banana, goiaba, pêssego e também na batata doce.
Você já está um passo à frente no consumo de proteínas, vitaminas e minerais que farão bem para o corpo e a mente.
Nosso organismo funciona a base de processos químicos que resultam na liberação de hormônios, reações a determinados compostos e outros estímulos que afetam (de maneira positiva ou não) a forma como as coisas andam no nosso corpo.
Os nutrientes, por exemplo, tem funções específicas que refletem em nossa saúde:
Qualidade de vida e bem-estar do corpo e da mente são obtidos quando podemos ter uma vida mais equilibrada. E equilíbrio não tem a ver com a privação daquilo que você gosta de comer, mas sim da renúncia aos exageros.
Atividades físicas, lazer, e hobbies que lhe tragam prazer são sempre boas pedidas para uma mente mais relaxada e uma fuga das tensões do dia a dia.
Experimente!
Vila do Grão Hortimercado
CNPJ: 37.843.303/0001-86
Rua Soldado Percilio Neto 77,
Taquaral – Campinas – SP
A VENDA E O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS SÃO PROIBIDOS PARA MENORES DE 18 ANOS. BEBIDA ALCOÓLIC A PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA QUÍMICA E, EM EXCESSO, PROVOCA GRAVES MALES À SAÚDE. BEBA COM MODERAÇÃO.